Ensino e Aprendizagem > CHECK IN/ CHECK OUT

CHECK IN/ CHECK OUT

Momento de troca entre os estudantes para compartilhar como se sentem no início e ao final do bimestre.

Compartilhe a prática:

Plantão Pedagógico

X

Prática elaborada por Sarah Nery, do NAVE Rio

PLANO DE VOO

Trata-se de uma prática com foco no desenvolvimento integral dos alunos. Por meio dela, todos os estudantes são convidados a falar como estão se sentindo – emocionalmente, intelectualmente, fisicamente – no início e no final do bimestre ou de projetos específicos.

Também nesse momento são compartilhadas as expectativas de cada um em relação a escola e outros aspectos da vida. A prática chama a atenção para a importância de uma educação que não se foque unicamente em resultados, mas principalmente no processo. O compartilhamento dessas impressões possibilita um alinhamento maior entre professor e aluno.

O educador também deve participar dos momentos de check in/check out, compartilhando seus anseios e desejos. Sensibilidade e empatia são palavras-chave para que a prática funcione. A atividade precisa ser um espaço seguro de escuta para que culmine no autoconhecimento, além da compreensão das questões do outro.

Pilotando

Check in

Em sala de aula, os alunos expõem suas expectativas para aquele projeto ou etapa (por exemplo, início do bimestre) e como estão se sentindo. O compartilhamento pode ser feito em roda ou em qualquer outro formato. O importante é que todos os alunos sejam igualmente ouvidos e tenham suas falas respeitadas. O professor também deve fazer seu check in. Vale ressaltar que os primeiros encontros podem trazer respostas superficiais, mas isso já esperado. Conforme o aluno vai ganhando confiança na prática, a tendência é que consiga se abrir mais.

Escuta e registro

Documentar as principais questões e sentimentos trazidos pelos alunos é importante, mas anotações por escrito podem inibir alguns alunos com a falsa noção de que estão sendo avaliados. Uma alternativa para quem deseja manter um registro dos encontros é fazer um relato de memória depois da atividade realizada.

Check out

Momento em que os alunos falam como estão se sentindo e se suas expectativas foram atendidas. O mesmo vale para o professor. Ao possibilitar esse momento de “catarse”, esta etapa traz resultados como a aproximação das relações professor-aluno e aluno-aluno, além de contribuir para a percepção e enunciação de seus sentimentos e dos outros.

Equipagem

Compartilhe:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.