Ensino e Aprendizagem > CALCE MEUS SAPATOS

CALCE MEUS SAPATOS

A participação dos estudantes na construção de aulas mais próximas aos interesses deles.

Compartilhe a prática:

Plantão Pedagógico

X

Prática elaborada por Erika Pessôa, do NAVE Recife

PLANO DE VOO

É comum que os alunos peçam por aulas mais divertidas e dinâmicas. No entanto, as demandas nem sempre são palpáveis. Na tentativa de mostrar aos estudantes os caminhos e as dificuldades que um educador enfrenta, tanto no planejamento quanto na execução de uma atividade, esta prática propõe que os jovens organizem uma aula com elementos gamificados ou jogos.

Como resultado desse protagonismo, é esperado que eles valorizem e sintam mais empatia pelos professores, compreendam os procedimentos que envolvem a gamificação de uma atividade, bem como sua parcela de responsabilidade nos processos educacionais.

Foto: Carlos Fernando Guanabaratejo
Foto: Carlos Fernando Guanabaratejo
1 / 2

Pilotando

Mapeie as aulas

Tornar as aulas mais próximas à realidade dos estudantes é um pedido recorrente na sala de aula. Como fazer isso? Trazer os alunos para perto dessa investigação é o primeiro passo para se encontrar essa resposta. Divida a turma em grupos e converse com os professores das outras disciplinas para propor uma atividade em conjunto. É importante pontuar que os estudantes devem eleger um tema que já tenha sido trabalhado anteriormente em sala. Feita a escolha, é necessário combinar com os docentes o dia e a hora que a atividade será executada.

Prepare as equipes

Explique as etapas e os pontos de atenção que devem estar presentes no processo de elaboração de aula e deixe os alunos trabalharem no preparo do roteiro da atividade. O ideal é que o professor interfira pouco nesse processo. É importante mostrar como os elementos dos jogos podem ser incorporados no planejamento.

Execute

Organize as datas e o tempo para os grupos aplicarem as aulas. Durante as atividades, avalie a didática, quão bem conseguiram explicar o conteúdo, e se atingiram o objetivo de engajar a turma. Caso a aula seja de outra disciplina, converse com o professor para que ele faça essas observações.

Feedback

Com a turma, converse sobre as experiências, se a prática saiu como planejada, quais foram as dificuldades e os êxitos, além das percepções do outro professor. Também é possível que a turma avalie coletivamente as equipes.

Equipagem

Compartilhe: