Compartilhe a prática:
Tornar as aulas mais próximas à realidade dos estudantes é um pedido recorrente na sala de aula. Como fazer isso? Trazer os alunos para perto dessa investigação é o primeiro passo para se encontrar essa resposta. Divida a turma em grupos e converse com os professores das outras disciplinas para propor uma atividade em conjunto. É importante pontuar que os estudantes devem eleger um tema que já tenha sido trabalhado anteriormente em sala. Feita a escolha, é necessário combinar com os docentes o dia e a hora que a atividade será executada.
Explique as etapas e os pontos de atenção que devem estar presentes no processo de elaboração de aula e deixe os alunos trabalharem no preparo do roteiro da atividade. O ideal é que o professor interfira pouco nesse processo. É importante mostrar como os elementos dos jogos podem ser incorporados no planejamento.
Organize as datas e o tempo para os grupos aplicarem as aulas. Durante as atividades, avalie a didática, quão bem conseguiram explicar o conteúdo, e se atingiram o objetivo de engajar a turma. Caso a aula seja de outra disciplina, converse com o professor para que ele faça essas observações.
Com a turma, converse sobre as experiências, se a prática saiu como planejada, quais foram as dificuldades e os êxitos, além das percepções do outro professor. Também é possível que a turma avalie coletivamente as equipes.