Como principal critério para a seleção das práticas, o Centro de Referências buscou a afinidade das escolas participantes do NAVE com a concepção de educação integral, que compreende o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. Em outras palavras, são experiências bem sucedidas em articular os conteúdos curriculares com os saberes dos alunos, território e comunidade, contribuindo para a formação de juventudes críticas, autônomas e socialmente responsáveis.
A expectativa é que o material possa inspirar e apoiar outras escolas e redes de ensino a também inovar e transformar a educação pública brasileira.
Todas as práticas estão organizadas como uma viagem, cujo destino é uma abordagem que considere e valorize a multidimensionalidade e diversidade dos estudantes. Para chegar até lá, cada prática traz um Plano de Voo, que resume o contexto, a intencionalidade e os objetivos das atividades. Em seguida, uma espécie de passo a passo, chamado de Pilotando, indica a ordem lógica e organiza a proposta. Por fim, vem a Equipagem, que aponta o que precisa ser levado nessa jornada: materiais e insumos para execução da prática ou recursos de apoio para o planejamento Voe conosco!