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Explique aos estudantes que nas próximas aulas eles vão percorrer um ciclo formativo sobre um determinado tema. Por exemplo, se o objetivo do ciclo for compreender um conceito como Comunicação Não-Violenta, ao final eles podem promover algo como um seminário ou a elaboração de um texto sobre o tema. Mas se o objetivo for conhecer a linguagem do podcast ou técnicas de audiovisual, por exemplo, o produto final será a criação de um podcast ou um vídeo.
Após a explicação, realize uma chuva de ideias com os estudantes para escolher o tema que será abordado. Por fim, apresente a quantidade de aulas necessárias e negocie quanto tempo eles terão para concretizar as ações, estabelecendo um cronograma. O propósito é ajudar os estudantes a gerenciar o tempo.
Para engajar os alunos no processo, inicie o ciclo formativo com uma roda de conversa com um especialista no assunto, que pode ser um professor da própria escola. O objetivo é introduzir o tema e apresentar referências para os alunos.
Na aula seguinte, divida a turma em grupos. Cada um deles deve receber referências sobre a temática e produzir uma análise crítica em texto. Ao final da aula, peça que cada grupo compartilhe sua produção com os demais estudantes.
Nesta etapa, os estudantes buscam mais informações e referências sobre a questão. O intuito é que eles tenham uma compreensão mais profunda sobre o assunto.
Como o aluno passará por um processo individual de curadoria de informação, é uma boa oportunidade para o professor trabalhar a análise crítica da informação, por exemplo.
Para esta fase, organize com os alunos um mapa mental e uma chuva de ideias, para que eles definam o que vão produzir a partir do que compreenderam sobre o tema. Pode ser um produto, um debate, um projeto, um seminário, ou o que fizer sentido para a turma. Depois, é hora de sistematizar de forma prática as ações e planejar como concretizá-las.
Após o período para execução, convide o especialista da primeira etapa para avaliar a produção dos estudantes. Os alunos têm três minutos para apresentar seu projeto. Em seguida, o convidado faz uma avaliação utilizando a fórmula “foi bom que…” e “seria bom que…”. Para trabalhar a escuta ativa dos estudantes, oriente que eles ouçam os comentários e retornos com atenção — sem a preocupação em pensar respostas ou defesas.
Finalizado o processo, os professores devem avaliar todo o desenvolvimento dos estudantes ao longo dessa jornada de aprendizagem. Os alunos também tem a chance de avaliar o ciclo formativo: a escolha e a postura do especialista, o tema, e os professores, e se acham que aprenderam algo no processo. Por fim, eles devem se autoavaliar: se foram organizados e pontuais, se contribuíram com o debate e a produção.