Compartilhe a prática:
Em sala de aula, os alunos expõem suas expectativas para aquele projeto ou etapa (por exemplo, início do bimestre) e como estão se sentindo. O compartilhamento pode ser feito em roda ou em qualquer outro formato. O importante é que todos os alunos sejam igualmente ouvidos e tenham suas falas respeitadas. O professor também deve fazer seu check in. Vale ressaltar que os primeiros encontros podem trazer respostas superficiais, mas isso já esperado. Conforme o aluno vai ganhando confiança na prática, a tendência é que consiga se abrir mais.
Documentar as principais questões e sentimentos trazidos pelos alunos é importante, mas anotações por escrito podem inibir alguns alunos com a falsa noção de que estão sendo avaliados. Uma alternativa para quem deseja manter um registro dos encontros é fazer um relato de memória depois da atividade realizada.
Momento em que os alunos falam como estão se sentindo e se suas expectativas foram atendidas. O mesmo vale para o professor. Ao possibilitar esse momento de “catarse”, esta etapa traz resultados como a aproximação das relações professor-aluno e aluno-aluno, além de contribuir para a percepção e enunciação de seus sentimentos e dos outros.