Inovar e avaliar aprendizagens transformadoras
Por um novo repertório sobre avaliação de aprendizagens transformadoras no Brasil
Por um novo repertório sobre avaliação de aprendizagens transformadoras no Brasil
Leia abaixo as reflexões e contribuições do Escolas2030 para a inovação do ecossistema educacional brasileiro. Para conhecer mais sobre o programa, veja as informações no quadro ao lado.
O Escolas2030 é um programa global de pesquisa-ação que busca avaliar, desenvolver e disseminar boas práticas para a educação de qualidade de crianças e jovens, tendo como referência o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4). Esse ODS busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
A pesquisa-ação é feita em ciclos anuais com o objetivo de elaborar e/ou aprimorar soluções de aprendizagem, o uso de ferramentas existentes e/ou a serem construídas para avaliar a implementação dessas soluções e a disseminação de conhecimentos por meio de encontros nacionais e internacionais.
Saiba mais em https://escolas2030.org.br/pesquisa-acao/
No Brasil, o programa Escolas2030 é implementado por meio de uma parceria entre Ashoka e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com apoio do Imaginable Futures. A Cidade Escola Aprendiz é parceira técnica da iniciativa na implementação das estratégicas de comunicação.
As organizações educativas que integram o Programa no Brasil são selecionadas de acordo com os cinco critérios de inovação definidos pelo Ministério da Educação (MEC), em 2015, no âmbito da iniciativa do Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica (gestão, currículo, ambiente, metodologia e intersetorialidade). Além disso, são públicas ou comunitárias e atendem populações em contextos de vulnerabilidade. Saiba mais em https://escolas2030.org.br/
Sabemos que educação integral e transformadora é aquela que cria condições para o desenvolvimento integral dos sujeitos e comunidades, reconhece a necessidade de articulação dos diversos agentes, tempos e espaços para a multiplicação das oportunidades de aprender e forma as pessoas para se sensibilizarem em relação ao mundo, colaborarem em equipes, criarem soluções para os problemas e realizá-las.
Ao longo dos últimos quatro anos, o programa Escolas2030 contribuiu para a criação de um repertório de avaliação de aprendizagens transformadoras no Brasil ao focar em práticas educacionais inovadoras desenvolvidas por organizações educativas de diferentes territórios do país.
Ao pesquisar e sistematizar novas formas de avaliação que vão além dos tradicionais testes padronizados, o programa buscou identificar e compartilhar experiências e métodos de avaliação que promovem colaboração, empatia, criatividade, protagonismo e autoconhecimento.
As aprendizagens transformadoras devem ser vistas como uma forma de repensar a educação no sentido de criar um novo contrato social, focado em humanizar o processo educacional e preparar indivíduos para enfrentar desafios complexos.
A educação não se reduz à transmissão de conhecimento, mas ao desenvolvimento de capacidades críticas, éticas e emocionais, preparando as pessoas para contribuir para sociedades mais justas e sustentáveis.
A atuação do programa Escolas2030 junto às escolas, organizações da sociedade civil, secretarias de educação e universidades revela que, para promovê-las, é necessário criar ambientes educativos que valorizem a autonomia do estudante e a interação com a comunidade e que sua avaliação deve ser contextualizada e formativa.
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