Educação Integral Antirracista

A Educação Integral e a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) têm um objetivo comum: promover uma Educação democrática, emancipatória, contextualizada e significativa para todos os estudantes, em todas as fases da vida.

No intuito de fortalecer essa conexão, a publicação “Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental: uma contribuição da sociedade civil” propõe reflexões e práticas essenciais para garantir a efetivação dos direitos educacionais dos estudantes e combater as desigualdades que ainda afetam, de forma mais incisiva, as populações negras e indígenas.

Desenvolvida com o apoio estratégico da Porticus e a colaboração da Cidade Escola Aprendiz, Roda Educativa e Ação Educativa, em co-autoria com 25 organizações e movimentos sociais, esta publicação é uma ferramenta gratuita e de livre acesso, disponível para apoiar educadores e educadoras no cotidiano escolar.

- Podcast -

Educação nas Dobras - Vozes por uma Educação Antirracista

- Lives -

Educação Integral Antirracista

- Evento de Lançamento -

Diretrizes de Educação Integral Antirracista

Representantes da sociedade civil, autoridades e educadores estiveram reunidos no Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), para o evento de lançamento da publicação em 8 de abril. Ao longo do dia, apresentaram as Diretrizes e discutiram temas como a promoção da equidade nas escolas, direitos indígenas, literatura e cultura e as práticas de quem combate o racismo no dia a dia.

– Reportagens –

O que propõem as Diretrizes e como colocá-las em prática

- Curta metragem -

Um Pé de Caju

O curta-metragem premiado Um Pé de Caju conta a história da comunidade quilombola de Cajueiro, em Alcântara (MA), que luta por suas terras e encontra na escola uma grande aliada.

- Publicações -

Conheça materiais que apoiam a Educação Integral Antirracista

Seta para baixo

Baixe as Diretrizes de Educação Integral Antirracista gratuitamente aqui