Política de Educação Integral Na Prática

Assista ao vídeo

Executar video

Entenda os Conceitos, Princípios e Estratégias da Política de Educação Integral

Essa proposta de política de educação integral implica necessariamente um modelo de gestão integrada que apoie a implementação de estratégias de referência em três frentes: currículo e ambiente escolar,programa de formação e proposta de avaliação. Esses elementos são estruturantes dessa concepção, funcionando como propulsores do processo de transformação da rede, que essencialmente, tem como foco a garantia dos princípios constitucionais para Educação e o desenvolvimento integral dos estudantes.

PrincípiosCurrículoFormaçãoAvaliaçãoGestão integrada

Ao posicionar o estudante e seu desenvolvimento no centro do processo educativo, reconhecendo-o como sujeito social, histórico, competente e multidimensional, a Educação Integral contribui para reconectar a escola e a educação à vida dos estudantes. Quatro princípios norteiam essa concepção que busca constituir políticas e práticas educativas inclusivas e emancipatórias: 

  • Equidade: reconhecimento do direito de todos e todas de aprender e acessar oportunidades educativas diversificadas, a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes.
  • Inclusão: reconhecimento da singularidade e diversidade dos sujeitos, a partir da construção de projetos educativos pertinentes para todos e todas.
  • Sustentabilidade: compromisso com processos educativos contextualizados e com a interação permanente entre o que se aprende e se pratica.
  • Contemporaneidade: compromisso com as demandas do séc XXI, com foco na formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo.

Como funciona o NA PRÁTICA

O Educação Integral Na Prática é uma plataforma virtual que reúne conceitos, vídeos explicativos e instrumentos para download a fim de apoiar gestores educacionais de Secretarias e escolas no planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas de educação integral.

Ela apresenta um fio lógico de implementação dividido em sete etapas, complementadas por orientações e instrumentos. Como 2a opção de acesso, é também possível utilizar os instrumentos relacionados ao fazer pedagógico da Política de Educação Integral.

Saiba mais

Acesse o Caderno 1 que apresenta em profundidade os conceitos acima

Formas de usar

AINDA NÃO É CADASTRADO?

SimAcesso gratuitoSim
SimAcesso a todos os conteúdosSim
SimPossibilidade de compartilhamentoSim
NãoOpção de salvar a etapa para posterior continuaçãoSim
NãoFavoritar etapas, materiais e vídeosSim

JÁ É CADASTRADO?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.