31/01/2018 Professores atribuem fracasso de aluno à origem social. O que isso indica Para especialistas, docentes precisam de mais formação para se verem como protagonistas no processo de alfabetização e educação.
23/01/2018 Como as ‘fake news’ podem ser um incentivo à ‘alfabetização midiática’ Pesquisadora espanhola Nuria Fernandez fala ao ‘Nexo’ sobre as iniciativas educacionais, nas escolas e na imprensa, para melhorar o nível de discernimento dos leitores
11/12/2017 Gráficos mostram o desempenho dos alunos em leitura, escrita e matemática no Brasil Dados da Avaliação Nacional da Alfabetização medem níveis de letramento e compreensão de números para estudantes do 3º ano do fundamental da rede pública. Veja em gráficos
06/09/2017 O que aconteceu com as propostas da Escola sem Partido pelo Brasil Campinas, segunda maior cidade do estado de São Paulo, está próxima de aprovar a lei no município. Outras iniciativas parecidas pelo país acabaram vetadas ou barradas pelo STF.
14/12/2016 Qual o lugar da educação no Brasil? Professor de filosofia e ex-ministro, Renato Janine Ribeiro fala sobre o impacto da formação escolar na vida dos indivíduos, a carreira de professor, o lugar da educação entre as políticas públicas e as limitações orçamentárias para o setor.
29/11/2016 Congresso barra discussão sobre sexualidade nas escolas Adolescentes brasileiros sofrem agressão verbal e física de forma sistemática na escola, mostra pesquisa.
21/10/2016 Artigo: “Escolas de luta”, um antídoto contra a barbárie Em tempos de Escola sem Partido, “Escolas de luta” é um antídoto contra a barbárie e exige um exercício de escuta em relação aos estudantes.
21/10/2016 Para gostar de ler: literatura infantil Ao longo das décadas, literatura infantil se diversificou tanto em termos de narrativas como de formatos; confira o especial do Nexo Jornal.
14/10/2016 Secundaristas do Paraná ocupam escolas contra MP do Ensino Médio Estado conta com cerca de 200 escolas ocupadas desde o dia 3 de outubro, tornando-se epicentro de protestos contrários à reforma do ensino médio do governo federal.