Liliane Garcez

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, psicóloga pelo Instituto de Psicologia da mesma universidade e administradora pública pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas. Tem especialização em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina pelo Conselho Latino – Americano de Ciências Sociais. Trabalhou em projetos internacionais para Unesco, Banco Mundial e Unicef, com destaque à consultoria internacional para elaboração da Política Nacional de Educação Especial orientada para a Inclusão Escolar, do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação Especial na perspectiva Inclusiva e respectivo Plano de Disseminação da República de Angola. Especialista contratada para elaboração de relatório sobre o progresso brasileiro em relação ao monitoramento do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4, componente base do Relatório Global de Monitoramento da Educação 2020 (GEM 2020). Atuou na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação e na Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Presidência da República. Foi coordenadora geral da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na cidade de São Paulo. Desenvolveu projetos em várias organizações da sociedade civil. Produtora de conteúdo do Guia COVID-19 – Educação Especial na perspectiva de Educação Inclusiva. Autora de diversos artigos e capítulos em livros e do livro “Educação Inclusiva de Bolso” pela Editora do Brasil, São Paulo. É idealizadora e articuladora do COLETIVXS e fez parte da comissão executiva do Fórum Permanente de Educação Inclusiva. Integrou o grupo de especialistas que contribuiu com a elaboração da Política de Educação Especial do Estado de São Paulo e da Política Municipal de Educação Especial a Serviço da Educação Inclusiva do município de São Caetano do Sul. Em 2022, recebeu medalha de mérito da Pró-Inclusão (Portugal) pelas contribuições para uma educação escolar culturalmente mais desafiante e socialmente mais justa e equitativa.