deslize para baixo

O PROJETO

ACESSE – Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI

O ACESSE - Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI é um programa de formação de professores que articula arte contemporânea às novas tecnologias.

Realizada nas escolas de Ensino Médio da Rede SESI, em parceria com o Centro de Referências em Educação Integral, a iniciativa propõe um percurso vivencial, tendo nas exposições e programações da 6ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas um laboratório que concretiza o diálogo que os espaços escolares e as instituições culturais devem cultivar.

Esta plataforma reúne as reflexões e metodologias utilizadas ao longo desse processo. Voltados para educadores e educadoras das redes públicas e privadas, os materiais buscam promover um fazer pedagógico interdisciplinar e transversal, assumindo a arte contemporânea como aliada na construção de uma oferta educativa relevante para a vida dos jovens brasileiros.

Esperamos que a difusão desses conteúdos inspire novas práticas para o Ensino Médio e contribua para que a arte seja catalisadora de experimentações e discussões que fortaleçam o processo formativo dos estudantes.

MATERIAIS PARA EDUCADORES

PARA COMEÇAR

Caderno do Professor

Este caderno é parte integrante dos materiais desenvolvidos pelo programa ACESSE. Educadores de todo Brasil estão convidados a experimentar as atividades propostas e a refletir sobre os conceitos e parâmetros apresentados. Boa leitura!

BAIXAR MATERIAL

PARA PRATICAR

Trabalhar com arte na escola não é só oferecer um espaço para a descoberta de técnicas, linguagens e expressões, é também criar condições para que se aprenda por meio da experimentação, do erro, das tentativas e testes.

O ACESSE desenvolveu 5 Projetos de Aprendizagem para educadores estimularem o pensamento crítico dos jovens:

PARA IR ALÉM

Como sugestão para a implementação dos Projetos de Aprendizagem do programa ACESSE, apresentamos 10 opções de temáticas disparadoras que visam instigar educadores e estudantes no processo de experimentação.

Convidamos à reflexão por meio de temáticas que se relacionam direta ou indiretamente com o processo artístico.

PARA COMPLEMENTAR

Com o intuito de respaldar educadores e estudantes no fazer artístico e no processo de aprendizagem por meio da arte, o ACESSE criou vídeos tutoriais de apoio à formação de todos os interessados em aprofundar suas habilidades.

Vídeos tutoriais desenvolvidos exclusivamente para a formação ACESSE visam a ampliação de repertório.

O projeto

Como preencher o canvas

Conceitos, apropriações e deslocamentos

Registro e compartilhamento

PARA INSPIRAR

A 6ª edição do Prêmio Marcantonio Vilaça CNI SESI SENAI contemplou cinco artistas vencedores em 2017. Nesses vídeos, entrevistas revelam o universo particular de cada um deles.

Em 6 edições, 30 artistas e 3 curadores foram contemplados com bolsas para produção de trabalhos, que viajam o Brasil em mostras itinerantes.

6º Prêmio Marcantonio Vilaça

Daniel Lannes

6º Prêmio Marcantonio Vilaça

Pedro Motta

6º Prêmio Marcantonio Vilaça

Rochelle Costi

6º Prêmio Marcantonio Vilaça

Fernando Lindote

6º Prêmio Marcantonio Vilaça

Jaime Lauriano

6º Prêmio Marcantonio Vilaça

Josué Mattos