publicado dia 22/07/2015

USP oferece vídeo-aulas voltadas para a formação docente

por

O que é a escola? Qual o seu papel hoje? Como ela foi mudando sua função ao longo dos anos? Quais os desafios da escola contemporânea? Como formar os professores para encarar tais desafios, sobretudo no contexto da escola pública? Como a pedagogia se transformou ao longo da História? Essas são algumas das perguntas abordadas no curso online Introdução aos Estudos da Educação I, oferecido pela Universidade São Paulo. A disciplina está inserida no curso de Licenciatura em Ciências e está voltada para a formação docente. 

Assista à apresentação do curso:

Ao total, são 10 vídeos, divididos nos seguintes temas:

  1. Apresentação da disciplina
  2. Os Desafios da Escola Contemporânea
  3. Correntes Pedagógicas do Século XX
  4. Correntes Pedagógicas do Século XXI – parte 1
  5. Correntes Pedagógicas do Século XXI – parte 2
  6. Demandas sociais, Currículo e Escola – parte 1
  7. Demandas sociais, Currículo e Escola – parte 2
  8. Perspectiva do fracasso escolar
  9. A Formação do Professor – parte 1
  10. A Formação do Professor – parte 2

De acordo com as informações da USP, o objetivo da disciplina é “Valorizar a docência como um campo promissor de atuação profissional que integra a atividade docente com a prática da pesquisa. Reconhecer a pluralidade dos saberes docentes e refletir criticamente sobre aspectos introdutórios relacionados a tais saberes. Desenvolver habilidades para o planejamento, a execução e a avaliação de estratégias de ensino-aprendizagem. Adquirir subsídios teóricos e metodológicos para o planejamento, execução e apresentação de um projeto de pesquisa em Educação”.

O curso é coordenado por Marcos Neiva, professor da Faculdade de Educação. O curso está inserido dentro do projeto e-Aulas, onde diversos docentes da universidade utilizam a linguagem audiovisual para abordar conteúdos presentes também em suas salas de aula.

Universidades, redes e escolas são essenciais para qualificar formação docente