publicado dia 24/04/2015

Plataforma auxilia dirigentes municipais na construção e monitoramento dos PMEs

por

TAGS:
WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

Os gestores municipais de todo o Brasil poderão contar com uma nova ferramenta virtual, desenvolvida pelo Conviva Educação, cujo objetivo é apoiar a construção e monitoramento dos Planos Municipais de Educação (PME). 

De acordo com a definição presente do Plano Nacional de Educação, os 5.570 municípios brasileiros têm até o dia 24 de junho de 2015 para aprovarem seus documentos municipais. A maioria dos gestores vem correndo contra o relógio, já que, até início de abril, de acordo com dados do Ministério da Educação, apenas 3,5% das cidades possuíam o PME aprovado ou em alguma etapa de tramitação. A evolução da aprovação dos planos pode ser acompanhada na página do MEC, Planejando a Próxima Década.

A ferramenta do Conviva possui três funções principais: garantir o acesso a indicadores que contribuem para o desenvolvimento do diagnóstico do município; possibilitar a inserção de metas, estratégias e ações do plano; monitorar e acompanhar a realização das ações definidas para alcançar as metas e estratégias. Dessa forma, o instrumento irá acompanhar o gestor não somente no processo de elaboração do plano, mas também em sua implementação e controle das ações, estratégias e metas contidas no documento.

Para inscrever-se no site, é necessário cadastrar-se. Atualmente, ele está disponível apenas para os gestores municipais de Educação e sua equipe. É possível cadastrar até 10 usuários por Secretaria Municipal de Educação.

Na página, ainda é possível ter acesso a um tutorial, em vídeo, sobre o uso da ferramenta de construção ou revisão e monitoramento dos PMEs:

O Conviva Educação é uma plataforma gratuita que contribui com os processos de gestão de Secretarias Municipais de Educação, disponibilizando ferramentas que auxiliem o trabalho dos dirigentes municipais e das equipes das secretarias. Além da plataforma criada para os PME, estão disponíveis outros programas relacionados a temas como gestão administrativa e democrática, alimentação escolar, estrutura e documentação, orçamento, projeto pedagógico, pessoal e transporte escolar.

Lançado no início de 2013, o Conviva já conta com a adesão de cerca de 4.500 municípios e 15 mil usuários e é fruto de uma parceria inédita entre um grupo de 11 institutos e fundações, com gestão de conteúdo da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) na divulgação e mobilização junto aos municípios.

13 filmes para debater diversidade sexual e de gênero

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.