publicado dia 11/06/2015

Municipalidade de Rosário apresenta práticas para uma cidade educadora

por

“Organizar uma cidade educadora é uma fervorosa decisão política”, define Carolina Balparda, na abertura do segundo dia (11/6) do Seminário Internacional de Educação Integral: Práticas para uma Cidade Educadora.

Carolina Balparda e Julia Ventura abrem o segundo dia do Seminário Internacional de Educação Integral: Práticas para uma cidade educadora

Carolina Balparda e Julia Ventura abrem o segundo dia do Seminário Internacional de Educação Integral: Práticas para uma cidade educadora

Acompanhe o Seminário ao vivo pela transmissão do Mídia Ninja

Carolina é Diretora Geral de Programas Educativos e do Tríptico da Infância – circuito estruturante do projeto pedagógico urbano – da Municipalidade de Rosário, na Argentina, e apresentou as razões que configuram o município como uma das principais referências na discussão de educação no território – e que, por isso, receberá, em 2016 o Congresso da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE).

Triptico de la Infancia cruza as ciências, as artes e a tecnologia num espaço de encontro entre crianças e adultos.

Triptico de la Infancia cruza as ciências, as artes e a tecnologia num espaço de encontro entre crianças e adultos.

Segundo Carolina, o título se deve à escolha do governo de reorganizar a área urbana a partir de um projeto pedagógico da cidade, que reconhece seus espaços públicos como espaços formativos, compartilhando da mesma concepção de cidade educadora que a AICE. “O conceito de cidade educadora nos leva a reinventar a cidade como lugar de aprendizagens permanentes, de convivência e de diálogo, na perspectiva de aprofundamento da democracia e da afirmação de liberdades. Esse planejamento requer a cooperação entre os diferentes departamentos das diversas políticas, assim como promover ações coordenadas que deram forma a este projeto global que constitui a Cidade Educadora”.

Para fazer o plano sair do papel, foi necessário reconhecer o território como dimensão fundamental da convivência cidadã, que traz a memória e a identidade do local, onde todos podem, pelo uso, transformá-lo e dar novos sentidos. Outra medida estruturante foi a reorganização da cultura e da educação a partir de quatro eixos de gestão: o aprofundamento da descentralização por meio de iniciativas transversais que entrelaçam os territórios; promoção da participação dos cidadãos por meio da comunicação e das tecnologias de informação; estímulo ao desenvolvimento de produção cultural independente e articulação dos espaços, programas e projetos, ligando diferentes esferas e níveis de governo.

O ônibus da Escola Móvel traça percursos educativos na cidade de Rosário.

O ônibus da Escola Móvel traça percursos educativos na cidade de Rosário.

As resultantes dessas decisões se materializam em propostas educativas que se percebe a cada esquina da cidade. Uma das mais inovadoras é Triptico de la Infância, que conecta três espaços públicos antes subutilizados para promover o jogo e a convivência entre adultos e crianças. Ou ainda o ônibus que circula pela cidade, conduzido por um coletivo de educadores, que propicia para estudantes e habitantes e visitantes de Rosário uma experiência extra cotidiana de se aprender com o território – a Escola Móvel.

Cidade educadora é uma decisão de todos

Carolina destaca que para elaborar e implementar uma proposta de cidade como a de Rosário, envolver toda a sociedade civil é um pressuposto inegociável. Nessa perspectiva, o município criou mecanismos para incluir a voz das crianças nas decisões políticas. No Conselho das Crianças, elas encontram espaço para aconselhar o prefeito sobre quais as decisões lhes parecem mais acertadas, enquanto no Congresso de los Chicos, a voz do jovem encontra lugar na tomada de decisão sobre os assuntos da cidade.

É também por meio do envolvimento da sociedade civil que Julia Ventura, Coordenadora Executiva do Projeto Aluno Presente e debatedora da manhã no Seminário, acredita que seja possível superar o desafio da evasão escolar no município do Rio de Janeiro.

Desenvolvido pela Associação Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Fundação Education Above All e a Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Aluno Presente busca garantir o direito de acesso à educação básica às crianças e adolescentes de seis a 14 anos da cidade do Rio de Janeiro.

Para dar conta de um desafio de 21 mil crianças e adolescentes fora da escola, o projeto atua na identificação daqueles que não foram matriculados e na prevenção da evasão escolar. E o envolvimento das famílias, organizações não governamentais e da comunidade é fundamental para garantir a inclusão de todos eles.

“O território precisa se mobilizar para superar esse desafio. A participação social nos espaços como fóruns e associações tem apoiado sensivelmente a atuação dos articuladores do projeto”, destaca. De 2014 a abril de 2015, as estratégias já garantiram a matrícula de 4.048 das 5.145 que estavam evadidas e foram localizadas pelo projeto.

Mas só a participação social não é suficiente para trazer todas as respostas de uma realidade tão complexa. Essa responsabilidade é compartilhada entre Estado, sociedade, família e estudante e coloca em xeque o modelo educacional vigente. A partir desse prisma, Julia afirma ter ficado latente a necessidade de integrar também as políticas públicas. Formou-se, a partir do projeto, um Grupo de Trabalho (GT) Intersetorial, composto pelas secretarias municipais de Educação, do Desenvolvimento Social, Secretaria da Casa Civil e de Saúde, cuja pauta principal é a questão da criança fora da escola.

Entre todas as conquistas, a mudança de olhar de cada ator para sua participação nessa questão é uma das mais árduas e mais estruturantes que o GT pode trazer. “É necessário deixar pra trás uma cultura de culpabilização recíproca para dar lugar a uma cultura de responsabilização compartilhada”, finaliza.

Por Roberta Tasselli, do Portal Aprendiz

Os jovens em Sobral (CE) são atores na construção de uma cidade educadora

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.