publicado dia 19/09/2013

MEC lança programa de estimulo à pesquisa e docência para estudantes

por

Nesta quarta-feira (18/9), o Ministério da Educação (MEC) lançou o programa de incentivo à ciência e docência Quero Ser Professor, Quero Ser Cientista, destinado aos estudantes do Ensino Médio da rede pública.

Serão oferecidas 40 mil bolsas júnior, no valor de R$150, com o intuito de fomentar a participação dos estudantes nas áreas de monitoria, pesquisa científica e tecnológica, com foco em matemática, química, física e biologia.

De acordo com o ministro da educação, Aloizio Mercadante, essas atividades serão ofertadas no contraturno escolar e contarão com o apoio de professores universitários. Os estudantes poderão também visitar universidades federais para ampliar o contato com laboratórios e pesquisas. O grande objetivo do programa é despertar o interesse dos estudantes em áreas que o Brasil ainda possui gargalos.

A prioridade da concessão das bolsas será dada aos estudantes  do Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental da rede pública em escolas que estejam participando do Programa Ensino Médio Inovador.  Os premiados em olimpíadas científicas e participantes de programas apoiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Até o fim de setembro a Capes irá publicar portaria para que universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia que já participam de programas de formação e valorização docente da Capes possam também participar do novo programa. Para as instituições que aderirem ao projeto, será necessário apresentar propostas de atividades para as secretarias estaduais de educação.

Veja a apresentação do ministro Aloizio Mercadante

Ouça a exposição do ministro Mercadante

As informações são da Assessoria de Comunicação Social do MEC.

Bolsistas do governo federal deverão cumprir horas em escolas públicas, propõe PL

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.