publicado dia 02/10/2013

Escola Estadual de Curitiba investe na superação de turno e contraturno

por

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, cerca de 350 mil alunos participam de atividades de 32 Núcleos Regionais de Educação participam de atividades complementares no contraturno escolar. Segundo levantamento do órgão, os estudantes aprovam as atividades diferenciadas e têm apresentado melhora nos níveis de aprendizagem.

Crédito: Hedeson Alves/ Agência de Notícias do Paraná

Crédito: Hedeson Alves/Agência de Notícias do Paraná

Como exemplo dos avanços esperados pelo estado, o Colégio Estadual Maria Aguiar Teixeira, em Curitiba, passou a oferecer a educação em tempo integral em turno único, superando a ideia de turno e contraturno.  Na unidade, além do currículo tradicional, os estudantes participam de aulas de aprofundamento esportivo, dança, promoção da saúde, robótica, matemática laboratorial e de construção do jornal escolar.

Na escola, a equipe busca a integração dos conteúdos das disciplinas do currículo tradicional com as atividades extraordinárias. “Com o aumento da carga horária, os conteúdos passados pelos professores em sala de aula são ampliados nos laboratórios durante as aulas práticas”, explica a diretora auxiliar e coordenadora da Educação Integral, Liriane Nunes Rios, no texto publicado originalmente na Agência de Notícias do Paraná.

A escola tem incentivado também a interdisciplinaridade entre as disciplinas curriculares. Na aula de artes, por exemplo, trabalhou-se a construção de maquetes propostas com conteúdos da aula de geografia.

As informações são da Agência de Notícias do Paraná

10 materiais que auxiliam no processo de implementação da educação integral

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.