publicado dia 23/12/2016

Conhece uma escola de tempo integral? Conte para a gente!

por

Você conhece ou trabalha em uma escola pública ou comunitária de tempo integral? Mande as informações sobre a instituição por meio do deste formulário e ajude o Centro de Referências em Educação Integral a construir uma base de dados sobre escolas com jornada estendida em todo o país.

O formulário não é aceito automaticamente e deve aguardar moderação. 

Desde o início da nossa plataforma, recebemos quase diariamente e-mails de pais e familiares perguntando por indicação de escolas em tempo integral para seus filhos. Para facilitar o acesso a essa informação, pensamos nessa nova seção em nossa plataforma, cujo objetivo é mapear as escolas em todo país de forma colaborativa, oferecendo um serviço aos nossos leitores.

Na perspectiva da educação integral, para que seja possível ampliar as interações dos estudantes e fortalecer seu desenvolvimento integral, quatro horas diárias – média no país – são insuficientes. Ao mesmo tempo, a ampliação do tempo por si só não garante esse processo com qualidade. Confira abaixo o vídeo sobre o conceito de educação integral:

Assim, a ampliação do tempo, necessariamente, deve estar relacionada à ampliação de oportunidades educativas que dialoguem com as necessidades dos estudantes em cada etapa de vida e com as demandas e características dos contextos e territórios de cada escola.

Confira outras matérias sobre o tema:

Mais tempo na escola: como, por que e para quê?
Tempo integral é mais do que permanência em sala de aula, afirma educador francês
Desvendando o PNE: aumento do tempo na escola não basta, é preciso repensar modelo
Pesquisador relata desafios na ampliação da jornada escolar na Argentina
O que é educação integral? (Educar para Crescer)

Mais tempo na escola: como, por que e para quê?