publicado dia 07/11/2014

Como garantir uma educação pública de qualidade?

por

Com esta pergunta em mente, os cineastas Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky viajaram o Brasil em busca de escolas públicas que oferecem educação de qualidade. O resultado desta busca é a série Educação.doc que agora estreia na internet com episódios semanais, após ser exibida pela Rede Globo.

Em cinco vídeos, a série conta a história de oito escolas públicas localizadas em locais pobres e que oferecem uma educação de qualidade. Acompanhando de perto as instituições, a séria busca mostrar quais elementos e atores fazem o diferencial.

Do Piauí, vem o exemplo da Escola Augustinho Brandão na cidade de Cocal dos Alves que com professores motivados conseguiu construir ensino médio de qualidade, com alta aprovação no vestibular e notas no Enem acima da média nacional. Já a Escola Municipal Presidente Campos Salles, na capital paulista, decidiu se integrar à comunidade e derrubou seus muros para enfrentar juntos a violência da região.

Por caminhos diferentes, os municípios de Sobral (CE) e Foz do Iguaçu (PR) melhoraram a qualidade nas suas redes municipais e conseguiram de destacar nos exames nacionais e diminuir a evasão escolar. Além destas, e de outras histórias, a série Educação.doc debate como serão as escolas daqui há 50 anos.

O primeiro episódio já está disponível e a cada semana um novo vídeo será publicado. É possível acompanhar as novidades no canal do Youtube ou na página de Facebook da produtora Buriti Filmes.

Qualidade da educação está atrelada a equidade, afirma especialista

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.