publicado dia 05/09/2013

Jornal Futura apresenta reportagem especial sobre Educação Integral

por

O Jornal Futura, programa veiculado pelo Canal Futura e que foi ao ar no dia 2 de Setembro, discutiu o tema “Por que pobreza”, iniciativa da STEPS International, BBC e várias outras emissoras com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). O Futura é o representante do movimento no Brasil.

Como parte da série especial, para entender como superar a pobreza, o Futura investigou a iniciativa de educação integral da Casa da Arte de Educar, que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio de atividades educativas que acontecem no território, reunindo famílias, escolas e equipamentos comunitários. Todos são amplamente envolvidos na construção de um processo de ensino-aprendizagem efetivo e de qualidade.

A coordenadora executiva do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), Marcia Florêncio, psicóloga e mestranda em educação, que coordenou a implementação do Bairro Educador junto à Secretaria Municipal de Educação no Rio de Janeiro, também concede entrevista, explicando a importância da articulação da escola com a comunidade dentro de uma perspectiva da educação integral.

Bairro educador

O programa tem como um dos objetivos centrais promover a interação entre família, escola, comunidade, estudantes e variados espaços educativos dos bairros em uma extensa rede de oportunidades formativas para os estudantes. Formando uma rede de 51 bairros educadores na cidade, o Bairro Educador acontece em 155 Escolas do Amanhã, programa da secretaria municipal, e em outras 41 Escolas Municipais.

 

 

 

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.