publicado dia 28/08/2017

8 livros sobre meio ambiente para crianças

por

Os livros sobre meio ambiente voltados para o público infantil são ferramentas importantes para conscientizar as crianças sobre as questões que envolvem a natureza e sua preservação.

Abaixo, o Centro de Referência em Educação Integral listou 8 obras que se debruçam sobre essa temática, partindo de abordagens diversas. Algumas trazem curiosidades sobre a natureza para aproximar os pequenos do assunto, outras tratam dos riscos que o meio ambiente corre e dos aspectos sociais da sustentabilidade. Confira:

Para conhecer a natureza

Bichos do Mar, de Estefane Cardinot Reis, Editora Gaia

Você sabia que as orcas podem até se alimentar de grandes baleias? E que, na verdade, elas não são baleias, mas golfinhos? Prenda a respiração e mergulhe na imensidão do oceano neste livro que traz curiosidades sobre os mais diferentes animais marinhos. 

Maravilhas da Natureza, de David Burnie, Editora Civilização

Como se formou o Grand Canyon? O que é o Grande Vale do Rift? Qual o monte mais alto dos Himalaias? Por meio deste livro, as crianças podem aventurar-se no maior vulcão do planeta ou desbravar o gelo da Antártida, conhecendo selvas, desertos, oceanos e outros lugares da Terra. As páginas se desdobram para revelar todos os fantásticos pormenores da vida selvagem, incluindo os seres que habitam a Amazônia e a Grande Barreira de Coral.

As raízes de LurielUma aventura agroecológica, de André Biazoti, Editora Evoluir

Luriel sempre passava as férias no sítio de seus avós, mas nunca prestava muita atenção no que a terra proporcionava. Desta vez, no entanto, ela descobre como são cultivados alimentos orgânicos e aprende muitas utilidades das plantas. O despertar da menina irá causar grandes transformações em sua vida e em toda a sua família. Além disso, o livro traz uma série de atividades para levar as crianças a seguirem sua própria aventura agroecológica, mesmo vivendo na cidade grande. Leia a versão digital de As raízes de Luriel.

Para desenvolver noções de sustentabilidade 

Antes Depois, de Anne-Margot Ramstein e Matthias Aregui, Editora WMF Martins Fontes

O livro funciona em ilustrações sequenciais. Em uma página, um campo vazio, na outra, um jardim florescendo. Em uma, uma floresta frondosa, na outra, uma grande metrópole tomada de prédios. A partir desta proposta, a história faz pensar sobre os ciclos naturais e o impacto de nossas ações para a saúde do mundo natural.

Meio Ambiente: Uma Introdução para Crianças, de Dennis Driscoll e Michael Driscoll, Editora Panda Books

A escassez da água, a má qualidade do ar, a construção de hidrelétricas, as espécies de animais em extinção, a produção de energia eólica, o aquecimento global e a reciclagem são alguns dos temas abordados pela obra.

A cada tópico, o livro traz experimentos científicos que podem ser trabalhados durante o ano escolar ou pelos familiares, em casa, como aprender a dessalinizar a água, a fazer um comedouro de aves com material reciclado ou a cultivar uma árvore.

Livro Vermelho das Crianças, de Luciene de Assis

Com desenhos de crianças de diversas regiões do Brasil, o livro conta histórias de 50 animais ameaçados de extinção no Brasil. Tem bate-papo entre Messi e Neymar no ninho da ararajuba, reflexões filosóficas da aranha-chicote, do peixe-boi-da-amazônia e do cágado Mesoclemmys. Desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente em 2015, o Livro Vermelho das Crianças pode ser baixado gratuitamente.

Será que eu compro?, de Rosana Jatobá, Editora Plano B

Nesta obra, os protagonistas Lara e Benjamin são apresentados a outras formas de consumo, como a feira de trocas. Eles aprendem a reutilizar e fazer novos usos de brinquedos, roupas e outros materiais de forma que passam a pensar duas vezes antes de comprar o que quer que seja, influenciando também seus pais.

Para falar sobre o desastre de Mariana

Um dia, um rio, de André Neves e Leo Cunha, Editora Pulo do Gato

Abordando o crime ambiental de Mariana, que ocorreu em 2015, o livro retrata um menino em sua descoberta de que o Rio Doce se transformou em lama. Utilizando-se mais de imagens do que de palavras, o enredo leva à percepção de que é preciso preservar a natureza e questionar a intervenção humana nos ciclos naturais.

Que ir além? Confira outras dicas de livros infantis sobre meio ambiente

10 livros que ensinam as crianças a cuidar do Planeta

5 livros infantis para desenvolver a consciência ambiental

 

 

Como o brincar com a natureza estimula o desenvolvimento das crianças

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.