publicado dia 24/09/2014

10ª edição do prêmio Barco a Vapor reconheceu a literatura infantojuvenil na luta contra a ditadura

por

Ontem (23/9), a Fundação SM anunciou o 10º autor agraciado pelo prêmio “Barco a Vapor”, iniciativa que tem como objetivo revelar novos escritores, estimulando a criação literária no país, especialmente com foco na infância e juventude. A iniciativa que surgiu em 1978 na Espanha, país de origem da fundação, acontece hoje em outros oito países.

“Fui professora da escola pública e durante toda minha vida lutei pela qualidade da mesma. E sei da importância estruturante que a literatura tem na vida das crianças e na proposta escolar”, explicou Maria do Pilar Lacerda, que foi secretária de educação básica do MEC e hoje é diretora da Fundação SM no Brasil.

Pilar lembrou ainda da pesquisa realizada pelo Unicef que identificou práticas comuns a escolas que tinham elevado nível de qualidade, mesmo em contexto de vulnerabilidades. “As escolas, além de projetos políticos pedagógicos adequados à realidade local, direções com clareza de seu papel e presença da comunidade, tinham, em sua maioria, ações consistentes com o ensino, valorização e práticas de literatura”, indicou.

Para o secretário municipal de educação de São Paulo, Cesar Callegari, é fundamental valorizar o ensino de literatura nas escolas, apoiando a formação de professores mediadores de leitura. Como exemplo, indicou que a cidade de São Paulo investe no programa “Quem lê, sabe porquê” que oferece formação continuada para 1500 professores da sala de leitura. “Os educadores têm o papel fundamental de encantar as crianças para a literatura e eles precisam de apoio para fazer isso com qualidade”, justificou.

Ana Estela Haddad, coordenadora do programa São Paulo Carinhoso, o investimento na infância é chave para todas as políticas municipais.”E a literatura é essencial nesse processo, tanto na ampliação do universo da criança e do convite à imaginação, quanto na criação de vínculo entre o adulto e a criança pela contação de histórias”.

A noite que também homenageou os nove ganhadores de anos anteriores do prêmio, anunciou Ana Carolina Carvalho como premiada pelo título “A conta gotas”, voltado à crianças de 8 e 9 anos de idade. A obra será publicada e divulgada pela Edições SM.

 

10 livros infantis que debatem direitos humanos de forma simples

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.