publicado dia 16/07/2014

Prêmio Respostas para o Amanhã quer mobilizar para transformação de comunidades

por

“Como a Matemática e as Ciências podem melhorar sua comunidade?” Com a proposição, o Prêmio Respostas para o Amanhã pretende mobilizar professores e alunos da rede pública para desenvolverem projetos a partir das questões identificadas em seus territórios, apresentando soluções simples que contribuam para transformar a realidade local.

Realizado pela Samsung, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o prêmio está em sua primeira edição e tem entre seus objetivos identificar, estimular e difundir práticas educativas do Ensino Médio. São convidados a participar alunos e professores das disciplinas de Biologia, Física, Química ou Matemática.

Como participar

Os grupos podem inscrever práticas educativas realizadas durante o ano letivo de 2014. Cada professor poderá realizar mais de uma inscrição, podendo uma mesma escola participar com mais de um professor inscrito, desde que com salas diferentes. Cada inscrição corresponde a uma prática educativa desenvolvida numa determinada sala de aula, que só poderá participar uma única vez e com limite de 50 alunos por sala.

Inicialmente o professor deve fazer um cadastro no site do Prêmio; após confirmação do cadastro por email, deve prosseguir com o cadastro da prática educativa. Inicialmente, deve ser disponibilizado o plano de aula referente à prática, com dados da escola e da sala participante. Essa etapa deve ser cumprida de 25 de junho a 14 de setembro.

A seleção

De 15 de setembro a 15 de outubro, serão selecionadas 20 práticas educativas finalistas que, na próxima fase, deverão produzir um vídeo de até 3 minutos sobre a atividade em desenvolvimento. As produções passarão por avaliação da Comissão Julgadora que indicará as cinco práticas vencedoras nacionais. Por fim, por meio de voto popular, será eleita a grande vencedora. As iniciativas receberão premiação conforme regulamento do Prêmio.

9 apresentações que discutem Educação Integral, Ensino Médio e Equidade

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.