MEC lança o Manual Operacional da Educação Integral

A diretoria de currículos da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério de Educação (MEC) lançou o Manual Operacional da Educação Integral. O documento foi elaborado para orientar os gestores das escolas – diretores, vice-diretores e coordenadores – sobre o funcionamento do programa Mais Educação. Já são 49,4 mil escolas inscritas na iniciativa.

Em 77 páginas o manual aborda a legislação e os recursos destinados à escola e a relação da escola com a comunidade por meio de atividades como leitura, esporte e música. As escolas  são orientadas a escolher as atividades de acordo com a sua realidade, número de estudantes ou localização, na área urbana ou no campo.

Também é detalhada a forma de adesão ao programa, as etapas de habilitação, a divisão de responsabilidades e tarefas das secretarias de educação de estados e municípios e das escolas, e o número mínimo de horas diárias da jornada escolar e da jornada semanal.

Acesse o Manual Operacional da Educação Integral

Com informações do MEC

Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

4 COMENTÁRIOS

  1. Aparecida de Paula Silva disse:

    Sou Coordenadora Municipal e venho enfrentando sérios problemas com a equipe financeira da minha Secretaria de Educação e as gestoras das escolas cadastradas no Programa Mais Educação, que insistem em afirmar que o Monitor de Estudos Orientados não são ressarcidos pelas turmas que se formam na divisão de uma turma de 25 ou 30 alunos, uma vez que atende a duas simultaneamente (em uma mesma sala, ou que se possa dividir estas turmas e ter dois monitores atuando?) . Já enviei e-mail para o MEC, já visitei os coordenadores responsáveis pelo Program na Esplanada dos Ministérios; mas não há como obter essa afirmação escrita e, a leitura do Manual Operacional não esclarece a elas esta certeza. Gostaria de poder afirmar comprovadamente que, se o Monitor de Estudos trabalha dobrado, deverá ser ressarcido pelas dobras dessas turmas; gostaria de contar com esse respaldo.

    Atenciosamente.

    Aparecida de Paula Silva
    Coordenadora Municipal Mais Educação
    Araguari- MG

  2. Maria disse:

    Prezados responsáveis
    Mãe de alunos da rede pública e criativa , gostaria de saber como poder trabalhar dentro do programa de escola integral com atividades tais como: artes, reciclagem, iniciação a idiomas….. Eu já atuei como voluntária alguns anos atrás e pude observar o grande entusiasma dos alunos que só vinham se multiplicando. Hoje eu preciso trabalhar para sustentar a minha família e gostaria de acrescentar de novo tais matérias. Mãe de filhos brasileiros, eu tenho permanência definitiva aqui no Brasil onde moro há 20 anos, vinda da Europa.
    Agradeço desde já o seu retorno e orientação
    Mãe de alunos

    • Julia Dietrich disse:

      Maria,
      nossa dica é você procure uma escola com o Mais Educação ou que tenha atividades ou outro programa de abertura da instituição à comunidade. No Mais Educação, os monitores – agentes locais da comunidade – recebem um auxílio.
      Equipe do Centro de Referências.