Modelo escolhido:

Jornada ampliada

1

Formação Inicial

2

Diagnóstico

3

Desenho inicial da política

4

Pacto social

5

Construção da matriz curricular da rede

6

Planejamento

7

Institucionalização

Diagnóstico

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A realização do diagnóstico da rede de ensino é ponto de partida para a implementação da Política de Educação Integral, pois permite antecipar questões, prever cenários, discutir modelos junto à equipe e, por fim, escolher qual melhor caminho para sua consecução.

Passo a passo da etapa

Com Parceria
Sem Parceria

1

Definição da equipe responsável pelo diagnóstico, considerando a equipe pedagógica, incluindo equipe da Educação Infantil e Fundamental e supervisão e equipe administrativa, incluindo recursos humanos e equipe do censo escolar.

2

Levantamento aprofundado de informações de cada escola e compilação dos dados da rede. Além de dados sobre os estudantes, suas famílias, deverá ser qualificada a infraestrutura das escolas e o perfil dos professores.

3

Realização de levantamento de políticas e programas existentes na rede e leitura destes em relação à proposta de educação integral no município.

4

Identificação inicial e visita diagnóstica às organizações existentes na rede, a fim de verificar a possibilidade de execução de parcerias ou avaliar parcerias já existentes.

5

Avaliação da rede a partir de itens que definem as condições estruturantes para implementação da educação integral.

6

Sistematização do diagnóstico inicial da rede, a fim de entender a relação entre os diferentes dados coletados, viabilizando uma visão sistêmica sobre as características da rede, e compilando todas as informações em um instrumento unificado tanto para a tomada de decisão, quanto para acompanhamento longo do processo de implementação.

1

Definição da equipe responsável pelo diagnóstico, considerando a equipe pedagógica, incluindo equipe da Educação Infantil e Fundamental e supervisão e equipe administrativa, incluindo recursos humanos, equipe do censo.

2

Levantamento aprofundado de informações de cada escola e compilação dos dados da rede. Além de dados sobre os estudantes, suas famílias, deverá ser qualificada a infraestrutura das escolas e o perfil dos professores.

3

Realização de levantamento de políticas e programas existentes na rede e leitura destes em relação à proposta de educação integral no município.

4

Avaliação da rede a partir de itens que definem as condições estruturantes para implementação da educação integral.

5

Sistematização do diagnóstico inicial da rede, a fim de entender a relação entre os diferentes dados coletados, viabilizando uma visão sistêmica sobre as características da rede, e compilando todas as informações em um instrumento unificado tanto para a tomada de decisão, quanto para acompanhamento longo do processo de implementação.

ORIENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA ETAPA

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Conjunto de instrumentos para download

Instrumento que apresenta um conjunto de elementos que devem ser observados para a implementação de uma política de educação integral.

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Checklist de Condições Estruturantes

O instrumento deve ser utilizado para coleta e análise de dados gerais da rede, fundamental para organização da rede, oferta da jornada ampliada e planejamento da Política.

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Compêndio de Dados da Rede

Instrumento para análise dos indicadores educacionais da rede, com base em dados coletados pelas escolas e pelo INEP.

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Compêndio dos indicadores educacionais da rede

Instrumento de coleta de dados pelas escolas, que fornece subsídios à Secretaria para organização e planejamento da rede.

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Compêndio de indicadores educacionais das escolas

Instrumento de levantamento de políticas e programas institucionais desenvolvidos pelo município, a fim de apoiar a intersetorialidade na Política, especialmente na ampliação da jornada escolar.

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Mapeamento de políticas e programas do Município

Instrumento para diagnóstico da estrutura e da oferta educativa de organização parceira.

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Modelo de visita técnica às organizações (diagnóstico)

Instrumento de coleta e análise das características das escolas, considerando estudantes, funcionários e infraestrutura.

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Compêndio de dados das escolas

Se preferir, baixe todos de uma vez:

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