Como funciona a plataforma

A plataforma é direcionada tanto para gestores das redes municipais de ensino como para gestores escolares. É possível navegar pela Educação Integral Na Prática de duas maneiras, com e sem cadastro, ambas gratuitas.

A opção com cadastro permite a criação de um perfil customizado que dá acesso a todos os conteúdos, além da possibilidade de compartilhar, favoritar e salvar materiais e etapas.

Outra funcionalidade permitida pela navegação com login é criação de grupos, facilitando a comunicação entre os agentes e equipes envolvidas na implementação da política de educação integral. Tal opção, portanto, é a mais indicada.

Para criar um cadastro, basta preencher algumas informações básicas e, posteriormente, informar se objetiva-se a efetivação da política com ou sem ampliação de jornada. A depender da escolha, serão então evidenciadas as etapas necessárias.

Cada etapa contém orientações gerais em texto e vídeo, passo a passo para sua realização e instrumentos de gestão ilustrados com referências concretas de redes municipais e estaduais de Educação. O texto contendo as orientações pode ser acessado online como também baixado.

As etapas estão organizadas em três estágios de cumprimento: “não realizado”, “em andamento” e “concluído”. O usuário deve selecionar o status em que sua tarefa se encontra e compartilhá-lo com os diferentes grupos dos quais faz parte. A situação do grupo é a soma dos status dos membros. Ou seja, quando um participante de determinado grupo conclui uma etapa, automaticamente todo o grupo do qual ele faz parte conclui.

É possível também buscar por referências e instrumentos, usando como filtros etapas, modalidades e temáticas da educação integral. Todos os conteúdos encontrados pela plataforma podem ser baixados e favoritados. Você terá o registro de tudo o que compartilhou, baixou e favoritou no seu painel de controle, acessível no topo da página à direita.

A opção sem cadastro permite que você visualize todos os conteúdos, mas não permite a construção de grupos, e o acesso ao painel de controle personalizado.