Grupo Navegantes da Notícia mapeou potenciais educativos no Cantinho do Ceu, área do Grajaú, em São Paulo

Publicado dia 26/08/2013

Iniciativa: Mapeamento de potenciais educativos e comunicativos

Pública ou Privada: Pública e privada

Descrição: O mapeamento de potenciais educativos e comunicativos do Cantinho do Céu, comunidade localizada da Zona Sul da capital paulista, foi realizado como uma das atividades do projeto “Mudando sua escola e comunidade, melhorando o mundo”, promovido pela Associação Cidade Escola Aprendiz e Projeto/Revista Viração com o objetivo de estimular o fortalecimento das relações de adolescentes da região com o território onde viviam e estudavam.

Para tanto, os jovens com idade entre 11 e 14 anos, estudantes da EMEF Jardim Eliana, participaram de formações nas linguagens da comunicação e desenvolveram o “Navegantes da Notícia”, uma espécie de agência de notícias local que valorizava a produção cultural local e os espaços educativos do território. Dessa forma, a ação de mapeamento buscou identificar potenciais de desenvolvimento comunitário para a construção de uma rede de atenção à educação, movida por atores sociais da região.

Jovens em carro de som anunciando o mapeamento

Jovens em carro de som anunciando o mapeamento

Processo de mapeamento

O mapeamento foi desenvolvido em três etapas: planejamento, execução e análise dos dados, sendo que a etapa preparatória foi a mais longa e mais importante. Nela foram utilizadas diferentes estratégias para levantar e organizar os interessados em participar da atividade, criar os instrumentais (questionários e mapas) e comunicar e convidar a população (materiais de campanha) sobre a importância da ação. No dia da atividade, participaram mais de cem moradores, incluindo os adolescentes comunicadores e líderes comunitários mobilizados. Ao todo, foram levantados mais de 80 pontos de desenvolvimento, sendo eles ou espaços e instituições da comunidade ou moradores que, de alguma forma poderiam contribuir com o território. Nas entrevistas realizadas com os moradores, foram identificados quais os principais problemas do local e como a população se informava e se mobilizava para solucionar essas questões.

Início e duração: De fevereiro a abril de 2009
Local: Cantinho do Céu, Grajaú, em São Paulo (SP)
Responsáveis: O Mapeamento foi desenvolvido por alunos de pós-graduação em Gestão de Projetos da Fundação Vanzolini, pela Associação Cidade Escola Aprendiz e Projeto/Revista Viração, organizações sociais que atuam com educação integral e juventude respectivamente.
Envolvidos e parceiros: Centro de Educação Unificada (CEU) Navegantes, Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Eliana e lideranças comunitárias da comunidade do Cantinho do Céu, Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e British Telecom, empresa de telecomunicações de matriz britânica.
Financiamento: O projeto como um todo recebia financiamento da British Telecom e apoio do Unicef. Contudo, a ação de mapeamento foi inteiramente construída com participação voluntária.

Principais Resultados: O mapeamento foi instrumento fundamental para a construção de outras ações do grupo, como, por exemplo, uma grande campanha intitulada“Cuidado”. Como apresentação da ação, os adolescentes e comunidade mobilizada justificavam a campanha, afirmando: “Queremos com essa campanha melhorar a relação de cuidado dentro da Escola e da comunidade, entre as pessoas e com o espaço físico. Assumimos responsabilidades e ações cheios de sonhos e necessidades. Queremos que na escola e na comunidade cada uma seja respeitado do jeito que é. Sabermos que isso não é uma tarefa fácil, queremos envolver todos (as) para juntos (as) construímos uma cultura de paz.”

Líderes comunitários assistem a devolutiva do mapeamento

Líderes comunitários assistem a devolutiva do mapeamento

Organizada em seis eixos – Relação Estudante X estudantes, Relação Funcionário X Estudantes, Pichação, Acidentes Domésticos, Violência Doméstica e Lixo -, a campanha mobilizou inúmeras outras atividades dentro da EMEF, do CEU e na comunidade. Entre as mais emblemáticas, como parte da discussão sobre o lixo, a comunidade e os estudantes se reuniram em um grande mutirão de limpeza do território, que se localiza em área de manancial e represa.

Materiais e publicações: Acesse o guia com a metologia completa aqui.

Contato: Associação Cidade Escola Aprendiz

Área de comunicação (11) 3096-3900

Como realizar um mapeamento dos potenciais educativos?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.