Programa de educação integral de Cuiabá traz comunidade para apoiar escolas

Publicado dia 09/09/2013

O Programa de Educação Integral Educa Mais, do município de Cuiabá (MT), nasceu no ano de 2008, a partir do Programa Mais Educação, do Governo Federal.  O programa é uma estratégia para garantir tanto a proteção quanto o desenvolvimento integral dos estudantes, por meio da ampliação do período escolar, auxiliando escolas situadas em áreas de maior vulnerabilidade social a atender as necessidades socioeducativas de crianças e adolescentes.

educamaiscuiabá

O principal objetivo é melhorar o desempenho dos estudantes por meio de atividades diversificadas, que envolvam cultura, esporte, meio ambiente e saúde, educando-os, assim, para uma cidadania de forma completa.

O programa acontece em escolas urbanas e rurais, considerando as especificidades da educação no campo. Entre as ações desenvolvidas, a secretaria desenvolve em parceria com organizações locais o projeto Filhos do Campo, que busca aproximar os estudantes das escolas rurais em que acontece o programa das discussões pertinentes ao meio agropecuário, importante segmento econômico e social da região.

Intersetorialidade

Um grupo formado por diferentes secretarias garantiu, durante esses cinco anos, uma política intersetorial no município voltada para a educação, fazendo com que todos os atores envolvidos fossem responsáveis pela agenda no município, colaborando para a construção da cidadania de cada estudante.

Rodas de Conversa

Para o processo avaliativo dos atores envolvidos no programa, toda última sexta-feira de cada mês acontece um encontro chamado de “roda de conversa”, para que os monitores apresentem ao professor articulador e à equipe gestora e articuladora as atividades que vêm desenvolvendo junto aos estudantes.

Para que a iniciativa fosse implementada, logo no início do projeto, criou-se um comitê gestor, formado inicialmente pelas secretarias da Educação, Assistência Social, Cultura, Esportes, Saúde e Meio Ambiente. Atualmente, com a troca de gestão e mudança na estrutura original do programa, continuam a fazer parte do comitê as secretarias de Saúde e esporte, em parceria com a de educação, e estão sendo desenvolvidas novas parcerias com as outras secretarias antes envolvidas.

A articulação da escola e a comunidade

De acordo com a publicação Tendências para a Educação Integral, da Fundação Itaú Social e CENPEC, Cuiabá inovou em seu programa de Educação Integral na forma de articulação entre os currículos do período regular e da jornada ampliada, tomando ambos como uma matriz única e integrada.

Educação Rural

Dentre as escolas contempladas, há oito escolas rurais. Para estas, o programa realizou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em que, por exemplo, cada escola realiza um dia de visita ao Senar, no intuito de mostrar a seus alunos a importância do processo agrícola na produção dos alimentos que consomem.

Cada escola conta com uma equipe gestora dentro do prédio escolar, composta por professores da rede municipal no ensino regular e um professor articulador, que faz a “ponte” entre escola e os monitores, que são educadores comunitários dos projetos parceiros às unidades de ensino. Com o apoio dos professores articuladores, os monitores desenvolvem suas atividades a partir do planejamento curricular dos professores regulares, efetivando a premissa do currículo único.

Articulação com a comunidade e parcerias

No período de implementação do programa, cada escola contemplada realizou uma reunião mobilizadora junto aos pais, apresentando a eles as propostas do novo projeto. O foco de atenção nos primeiros anos do programa foram as escolas do município que se encontravam em maior vulnerabilidade, com um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo de 2,9. Hoje, todas as 80 escolas de ensino fundamental da rede municipal estão contempladas no programa. Hoje já são 16.816 estudantes participantes, de 6 a 16 anos.educamais3

Como na maior parte das escolas brasileiras, nem todas as escolas de Cuiabá possuem infraestrutura suficiente para atender os estudantes em tempo integral. Para isso, foram realizadas parcerias com espaços do entorno escolar, incluindo até mesmo as igrejas que prestavam algum tipo de serviço social. Lugares não utilizados dentro da própria escola também foram reformados, transformando-se em espaços educativos – como a árvore do pátio ou a praça do entorno.

Outra parceria importante construída ao longo do programa foram com as universidades de Cuiabá, como as Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Cuiabá (UNIC) e Universidade de Várzea Grande (UNIVAG). Todas as atividades contam com a participação de estudantes universitários ou recém-formados de diferentes áreas, que atuam como monitores, sem vínculo empregatício.

Iniciativa: Educa Mais – Programa de Educação Integral de Cuiabá (MT)*

Pública ou Privada: Pública

Início e duração: 2008, até os dias atuais.
Local:
Município de Cuiabá, Mato Grosso (MT).
Responsáveis:
Secretaria de Educação Municipal de Cuiabá.
Envolvidos e parceiros: Secretarias da Saúde e Esporte, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Cuiabá (UNIC) e Universidade de Várzea Grande (UNIVAG), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
Financiamento: Recurso do Mais Educação, via FNDE/MEC e complemento da Secretaria Municipal de Educação.

Principais Resultados

Durante os processos avaliativos do programa, foi constatada a melhoria da autoestima dos estudantes, assim como o sentimento de pertencimento à escola. Houve também maior integração entre família, escola e comunidade. E aferiu-se ainda a redução do trabalho infantil e da evasão escolar.

No ano de 2011,  o estudante e participante do Educa Mais, Jorge da Silva, de 10 anos, representou a cidade de Cuiabá em campeonato nacional de Karatê, após praticar a modalidade em atividades promovidas pelo programa de Educação Integral. (Leia  aqui). Além de Jorge, que se dedicava ao esporte, outras crianças passaram a ter um contato maior com diversos tipos de arte, como dança e teatro.

educamaiscuiaba2

Outras informações:

*Devido à troca de gestão municipal, o programa hoje se chama apenas Mais Educação/Cuiabá.

Site: www.cuiaba.mt.gov.br/

 

Gestão Pública

Ipatinga convocou estudantes para identificar oportunidades no território