Semana Mundial do Brincar defende a importância do tema no desenvolvimento das crianças

Publicado dia 06/03/2014

Iniciativa: Semana Mundial do Brincar

Pública ou Privada: 3º Setor

Descrição: O ato de brincar é uma das primeiras possibilidades que a criança tem para conhecer o mundo ao seu redor.  Presente em instrumentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e na Declaração Universal dos Direitos da Criança, o brincar é o foco de atenção da Aliança para a Infância, que, desde 2009, realiza a Semana Mundial do Brincar.

Crédito: Joshhh - Fotolia

Crédito: Joshhh – Fotolia

Ao observar a forma como crianças vêm sendo alvo da sociedade de consumo, a Aliança entendeu que era importante resgatar a importância das brincadeiras para o processo de desenvolvimento destas, já que é na ludicidade que os pequenos têm a oportunidade de aprender valores importantes para o convívio em sociedade, como aceitar as diferenças ou compartilhar seus pertences.

O evento acontece todos os anos na última semana de maio, já que no dia 28 é comemorado o Dia Internacional do Brincar. As atividades são realizadas por núcleos da Aliança distribuídos por estados do Brasil, por organizações parceiras a Aliança pela Infância, além de prefeituras e Secretarias de Educação e Cultura. De acordo com a coordenação da organização, é importante realizar atividades em uma rede diversa, que acredite na defesa do tempo da infância.

Atividades da Semana Mundial do Brincar na Escola Jequitibá, em Salvador (Bahia)/ Divulgação

Atividades da Semana Mundial do Brincar na Escola Jequitibá, em Salvador (Bahia)/ Divulgação

Durante os meses que antecedem a Semana, a Aliança realiza um mapeamento para identificar quais são os locais que irão desenvolver atividades, oferece formação aos membros que coordenarão os 20 núcleos da rede distribuídos pelo país,  identifica parceiros potenciais para execução em conjunto das ações; consolida parcerias locais e nacionais e  apoio com a presença de monitores, segurança e equipe de saúde para a realização dos eventos.

Uma das ações de sensibilização da Aliança é a “blogagem coletiva”, na qual a instituição reúne mães blogueiras para compartilhar em seus espaços virtuais as ações do evento. Além disso, são promovidas também diversas rodas de conversa para a conscientização sobre a importância do brincar.

Início e duração: de 25 a 31 de Maio de todo ano, desde 2009 aos dias atuais.
Local: Atividades em São Paulo e em cidades que a Aliança tem núcleos (30), além de parceiros com amplitude nacional.
Responsáveis: Aliança pela infância e parceiros

Resultados: Em Curitiba (PR), a Secretaria de Educação tornou-se parceira da Aliança nas atividades, levando a Semana do brincar às escolas. O mesmo ocorreu em Guarulhos (SP), que, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura e de Ação Social, realizou  uma formação para pais e educadores sobre o conceito do brincar. Já em Botucatu (SP), onde a Aliança possui um núcleo de articulações, o processo de incidência em prol do brincar ganhou até mesmo Projeto de Lei do Dia do Brincar, tonando-se um caso de política pública.

Contatos
Site: www.aliancapelainfancia.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/SemanadoBrincar?ref=hl
Twitter: @infanciaalianca
Endereço: Rua Mourato Coelho, 393, conj. 04 – Pinheiros

Comunidade

Território do Brincar promove intercâmbio cultural de brincadeiras