O Especial

O especial Práticas Inovadoras para o Ensino Médio é uma iniciativa desenvolvida pelo Centro de Referências em Educação Integral em parceria com o Oi Futuro, Instituto de Inovação e Criatividade Oi. A plataforma reúne práticas contemporâneas de ensino-aprendizagem e gestão escolar, de caráter inovador e que promovem o desenvolvimento integral dos estudantes do Ensino Médio.

Como principal critério para a seleção das práticas, o Centro de Referências buscou a afinidade das escolas participantes do NAVE com a concepção de educação integral, que compreende o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. Em outras palavras, são experiências bem sucedidas em articular os conteúdos curriculares com os saberes dos alunos, território e comunidade, contribuindo para a formação de juventudes críticas, autônomas e socialmente responsáveis.

A expectativa é que o material possa inspirar e apoiar outras escolas e redes de ensino a também inovar e transformar a educação pública brasileira.

Todas as práticas estão organizadas como uma viagem, cujo destino é uma abordagem que considere e valorize a multidimensionalidade e diversidade dos estudantes. Para chegar até lá, cada prática traz um Plano de Voo, que resume o contexto, a intencionalidade e os objetivos das atividades. Em seguida, uma espécie de passo a passo, chamado de Pilotando, indica a ordem lógica e organiza a proposta. Por fim, vem a Equipagem, que aponta o que precisa ser levado nessa jornada: materiais e insumos para execução da prática ou recursos de apoio para o planejamento Voe conosco!

1 / 2
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.