publicado dia 23/06/2015

Seminário Internacional promove pesquisas para uma educação infantil libertadora

De 26/10/2015 até 27/10/2015

O Grupo de estudo e pesquisa em diferenciação sóciocultural (GEPEDISC) da Faculdade de Educação Unicamp (FE-Unicamp), promove a segunda edição do Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-colonialismo, nos dias 26 e 27 de outubro.

O encontro, que acontece no Centro de Convenções da Unicamp, visa a produção de pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras na produção de conhecimento a respeito da infância no Brasil. Serão debatidos e apresentados processos de criação em pedagogias descolonizadoras para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Pós-colonialismo

Na década de 1970 surgia um conjunto de teorias denominado pós-colonialismo, que alimentava a crítica sobre os efeitos políticos, filosóficos, artísticos e literários deixados no período colonial. Grande parte dos estudos envolve os efeitos deixados por potências colonizadoras na América Latina. Inicialmente, as teorias pós-coloniais tinham como foco a análise de obras literárias, mas aos poucos passou a abranger outras áreas, como as ciências sociais e a pedagogia.

O objetivo do encontro é trazer debates e apresentar trabalhos acadêmicos voltados a uma desconstrução de valores hegemônicos, cuja matriz está vinculada à formação colonial dos países latino-americanos. A proposta é discutir sobre as desigualdades sociais, além de buscar uma educação com equidade, que desconstrua os preconceitos contra as diversidades étnico-raciais, sexuais e de gêneros.

Para assistir aos debates, a inscrição deve ser feita a partir do dia 1 de julho até dia 30 de setembro, via formulário no site do evento.

O seminário possibilita a apresentação de trabalhos de pesquisa na forma de comunicação oral, que poderão ser inscritos até o dia 30 de julho, também pelo site. A relação dos trabalhos aprovados será divulgado em 14 de setembro, após análise pela Comissão Científica.

O quê

Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-Colonialismo

Quando

De 26/10/2015 até 27/10/2015

Onde

Faculdade de Educação Unicamp (FE-Unicamp)

Mais informações

https://www.fe.unicamp.br/infancia/index.html

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.