publicado dia 16/06/2015

Seminário internacional promove debates sobre medicalização da educação

De 01/09/2014 até 04/09/2014

De 1 a 4 de setembro ocorre em Salvador, Bahia, o IV Seminário Internacional “A Educação Medicalizada: desver o mundo, perturbar os sentidos“. O evento tem como foco principal debater a medicalização e seu caráter determinista, que acaba por vincular características comportamentais a questões biológicas e orgânicas do sujeito, supostamente únicas responsáveis pela inadaptação às normas e padrões  sociais dominantes.

A partir dessa perspectiva, acaba por reduzir questões históricas, políticas, culturais, econômicas, sociais e afetivas do fenômeno a supostas doenças, transtornos ou distúrbios individuais. Essa discussão vem sendo proposta desde 2010, quando ocorreu a primeira edição do seminário.

Estão entre os principais objetivos: problematizar os olhares e práticas dominantes em relação às diferenças; aprofundar a construção de propostas de pesquisa e atuação profissional que operem rupturas em relação à lógica medicalizante; e consolidar a articulação  profissionais, pesquisadores e ativistas no enfrentamento à medicalização da vida. Para ampliar o debate, a programação do evento considera diversas áreas, tais como: educação, farmácia, filosofia, fonoaudiologia, história, neurociências, psicologia, psiquiatria, comunicação e artes.

O evento aceita inscrições de participantes até 30 de agosto e a submissão de trabalhos até 30 de junho. Saiba mais sobre a programação e participação.

O quê

IV Seminário Internacional "A Educação Medicalizada: desver o mundo, perturbar os sentidos"

Quando

De 01/09/2014 até 04/09/2014

Onde

Centro de Convenções da Bahia - Salvador-BA

Mais informações

http://medicalizacao.org.br/

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.