publicado dia 20/04/2016

Semana de Ação Mundial discute implementação do Plano Nacional de Educação

De 30/05/2016 até 03/06/2016

A Campanha Global pela Educação (CGE) organiza desde 2003 uma semana de ações em centenas de países para incidir na criação ou ampliação de políticas pela educação previstas em acordos internacionais da área.

Em 2016, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação organizará, junto com outras entidades, a Semana de Ação Mundial entre os dias 30 de maio e 3 de junho com foco em discussões sobre o monitoramento do segundo ano de implementação do Plano Nacional de Educação (PNE).

O objetivo será promover discussões sobre os principais pontos do PNE. Entre os temas se destacam: Sistema Nacional de Educação (SNE), Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e Custo Aluno-Qualidade (CAQ), gestão democrática na Educação, exclusão escolar e planos de carreira para os profissionais da Educação.

Saiba + Nenhuma das metas do PNE que vence até 2016 será cumprida plenamente

No Brasil, o lema da semana será “Agora é Lei! Com o CAQi da Campanha, todo mundo ganha! Sem mais desigualdades, junt@s na diversidade, por uma educação pública de qualidade”.

“Chegamos a um momento crucial. Com quatro anos de tramitação da Lei 13.005/2014, o Plano Nacional de Educação, para os próximos dez anos (2014-2024), prestes a chegar aos quase dois anos desde sua sanção com prazos descumpridos e muitos os quais dificilmente serão cumpridos ao final deste segundo ano de implementação da Lei”, afirmam os organizadores no texto de apresentação da semana.

“Defendemos a luta por meio de um diálogo propositivo com as esferas legislativas e executivas. Essa é nossa incidência política em rede. Reconhecemos os desafios de conjuntura política e socioeconômica que vivemos hoje, mas seguimos com a certeza de que não podemos fazer concessões ou abrir mão da luta pela efetivação do direito humano à educação”, concluem.

Ainda é possível inscrever propostas de atividades. Um site reúne os prazos e as formas de participação na Semana de Ação Mundial 2016.

O quê

Semana de Ação Mundial

Quando

De 30/05/2016 até 03/06/2016

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.