publicado dia 22/04/2015

Programa visa desenvolvimento de políticas de educação infantil de qualidade

22/04/2015

Será lançado na manhã desta quinta-feira, 23 de abril, no estado de Pernambuco, o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade. Com o objetivo de incidir em políticas públicas de educação infantil, e qualificá-las, a iniciativa surge com o compromisso de apoiar o desenvolvimento dos Planos Municipais de Educação (PME), para que essas demandas sejam contempladas pelas políticas locais.

Leia +: Mesmo com prazo perto do fim, apenas 3,5% dos municípios já têm novo PME

Centrado inicialmente nos municípios de Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata, o programa prestará apoio às Secretarias de Educação na construção dos planos, sobretudo na delimitação das estratégias, e também incidirá sobre os processos para que eles sejam participativos e considerem as contribuições dos demais atores sociais, figuras também importantes no controle das políticas.

O lançamento contará com a participação de secretários municipais de Educação e de Fóruns Municipais de Educação, além de representante do governo estadual na área de Educação Infantil, da representação em Pernambuco da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).

Entre a programação, uma mesa de apresentação das linhas gerais da iniciativa; uma mesa-redonda com a temática “A Educação Infantil como Prioridade”, conduzida pelo professor especialista em Educação Infantil e atuante na área das políticas públicas de educação, Prof. Dr. Vital Didonet; e três mesas no estilo café diálogo com os temas: Como a sociedade pode ajudar no planejamento da educação? Qual é a educação infantil que seu município terá em 2024? Qual será o legado desta gestão para uma educação infantil de qualidade em 2024?. Na parte da tarde, acontecerá a primeira reunião de trabalho do Programa, com a participação da equipe técnica do Fundo Juntos pela Educação, da Oficina Municipal – parceira técnica escolhida para operacionalizar o projeto em conjunto com o Fundo, representantes das secretarias municipais de educação.

O Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade é uma iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, constituído em 2004, e atualmente composto pelos Institutos Arcor Brasil e C&A, que tem o objetivo de reunir esforços para a composição de recursos técnicos e financeiros, aplicados em programas e projetos educacionais.

O quê

Lançamento do Programa Primeiro a Infância - Educação Infantil como Prioridade

Quando

22/04/2015

Onde

Park Hotel (Rua dos Navegantes, 9, na Praia de Boa Viagem), em Recife.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.