publicado dia 17/08/2016

Oficina em São Paulo discute como aprofundar a democracia no espaço escolar

20/08/2016

A educação democrática é um tema que sido cada vez mais debatido entre organizações, professores, diretores, organizações sociais e estudantes. Como promover um ensino verdadeiramente democrático? Certamente não existe uma resposta pronta, mas agentes educativos  vêm discutindo, construindo e  sistematizando caminhos possíveis.

Saiba + Como nasce uma escola: a gestão democrática como condição para a educação integral

Nessa perspectiva, no dia 20 de agosto, as educadoras Daniela Ferraz, Daniela Saraiva e Regina Egger Pazzanese serão facilitadores em uma oficina sobre o tema na escola de educação infantil Ateliê Carambola, buscando responder a pergunta: “como exercitar o sentido mais profundo da democracia no contexto escolar?”.

As facilitadores se utilizam de uma metodologia conhecida como Democracia Profunda  que, como explica Regina, surgiu na África do Sul, após o fim do Apartheid, com o propósito de restaurar e construir diálogos entre os grupos sociais que por conta do regime de exclusão e diferenciação étnica precisavam superar uma barreira estrutural na sociedade”.

“O método pode ser incorporado na forma de diálogo exercido em sala de aula, pois o ambiente escolar, cada vez mais desafiador pelo modo como crianças e jovens têm se relacionado com o conhecimento, contribui para aprimorar a escuta dos diferentes pontos de vista, abarcar a diversidade de uma forma generosa e acolhedora, reconhecer na diferença e no conflito um potencial de transformar e ampliar a compreensão de mundo que aquele educando ou educador tem sobre a realidade ao seu redor”, complementa Regina.

Os interessados na oficina que acontecerá das 9 às 17 horas, e é organizada pelo Ateliê Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica,  devem se inscrever pelo e-mail [email protected] e pagar uma taxa de R$200,00.

 

O quê

Oficina sobre como exercitar o sentido mais profundo da democracia no contexto escolar

Quando

20/08/2016 entre 09:00 e 17:00

Onde

Rua Jureia, 349, Vila Mariana, São Paulo (SP).

Mais informações

http://www.escolaateliecarambola.com.br

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.