publicado dia 10/09/2015

Edital busca projetos que combatam desigualdade de gênero nas escolas

03/11/2015

O Fundo ELAS, a Fundação Carlos Chagas e o Instituto Unibanco lançaram o edital “Gestão Escolas para Equidade: Elas nas Exatas”. A iniciativa foi pensada a partir do diagnóstico de que as meninas se afastam de carreiras nas Ciências Exatas e Naturais e de que é necessário pensar em estratégias para ampliar o leque de escolhas profissionais delas.

O edital irá selecionar projetos que sejam realizados em escolas públicas com foco principal na redução do impacto das desigualdades de gênero nas escolhas profissionais das jovens estudantes. As inscrições para o edital podem ser realizadas até o dia 3 de novembro de 2015 e o resultado será divulgado dia 3 de dezembro.

Podem participar do projeto associações, organizações e grupos informais de mulheres ou mistos da sociedade civil que se dediquem a promover a educação e a defesa dos direitos das mulheres com experiências de atuação na área de educação pública. Também podem participar do edital associações representativas de escolas públicas, como associações de pais e mestres.

Ao todo serão selecionados até 10 propostas de projetos que serão contemplados com R$ 30 mil para executar as propostas ao longo de 2016.

Os projetos que se inscreverem serão selecionados por um comitê do Fundo ELAS e que também terá a participação do Instituto Unibanco e da Fundação Carlos Chagas.

O Fundo ELAS acompanhará a execução do projeto e a Fundação Carlos Chagas irá avaliar os resultados com o o objetivo de sistematizar essas experiências para que outras escolas se inspirem e repliquem os projetos.

Segundo dados do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, em cursos de Ciências da Computação os homens ocupam 77,54% das vagas, enquanto mulheres são maioria nos cursos de Pedagogia e Enfermagem. Esse acesso desigual às carreiras repercute também nas diferenças de remuneração e nos níveis de prestígio associados às diversas profissões.

 

 

 

 

O quê

Edital Gestão Escolar para Equidade: Elas nas Exatas

Quando

03/11/2015

Mais informações

www.fundosocialelas.org/elasnasexatas/

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.