publicado dia 16/03/2017

Curso propõe aprofundamento em práticas pedagógicas inclusivas

22/03/2017

O Elaborando, uma laboratório de estudo, pesquisa e produção na área de educação e cultura inclusiva vai proporcionar o Curso de Aprofundamento Educação Inclusiva na Prática no dia 22 de março, no Rio de Janeiro.

A formação, pensada para nove encontros, vai propor uma vivência prática através de experimentações e oficinas, buscando ampliar as possibilidades de atuação do educador com autonomia, para construir seus próprios recursos e estratégias pedagógicas inclusivas.

Ministrado pelas oficineiras Daniela Marçal, fonoaudióloga com mestrado e doutorado em Design pela PUC-RJ, Karla Vianna, psicóloga e educadora, pós-Graduada em Atenção Psicossocial à Infância e Adolescência (IPUB- UFRJ) e Maria Antônia Goulart, fundadora do Movimento Down e especialista em políticas públicas de educação, a formação é estruturada a partir de três movimentos de aprofundamento.

No movimento 1, chamado Ampliando Olhares, os participantes serão apresentados aos conceitos de inclusão, mediação e estratégias; às novas diretrizes da educação inclusiva; também participarão de dinâmicas interativas, discussões a partir de relatos e práticas e debates sobre caminhos possíveis. Ao final do percurso, cada participante desenvolverá um material de prática inclusiva, criado a partir de suas demandas, que servirá de instrumento para o movimento II. Para esta etapa estão previstos dois dias de encontro, com quatro horas de duração cada.

No movimento 2, chamado Mudando o Olhar, a ideia é trabalhar com produções a partir do Desenho Universal para Aprendizagem. Nesta etapa, serão contempladas a apresentação dos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem; discussões sobre apropriação da cultura maker e processos de ensino/aprendizagem em âmbito educacional; investigação e mapeamento das práticas em sala de aula levantadas pelo grupo; construção e apresentação dos protótipos com discussão da metodologia, entre outras atividades. Ao término, cada participante terá desenvolvido um protótipo de projeto do recurso multissensorial, baseado em Desenho Universal para Aprendizagem, que será construído e aplicado no movimento III. Para esta fase estão previstos 3 dias de encontro, com 4 horas de duração cada.

E finalmente no movimento 3, Aplicando no Contexto Educativo, os participantes serão orientados a aplicar a metodologia em sala de aula. Entre as atividades constarão apresentação do caso, discussão sobre o andamento das práticas, tutoria individual e um encontro final com apresentação dos projetos finalizados, além de discussão e validação dos recursos e práticas envolvidas. Ao final da etapa, os participantes terão desenvolvido um recurso multissensorial baseado em Desenho Universal para Aprendizagem para aplicação em suas práticas. Nesta fase, são quatro dias de encontro, sendo dois presenciais e dois a distância com duas horas cada.

Ao todo, serão nove encontros previstos para as seguinte datas:

Março:
22/03 – 18h às 22h
25/03 – 10h às 15h

Abril
05/04 – 18h às 22h
08/04 – 10h às 15h
19/04 – 18h às 22h
22/04 – 10h às 15h

Maio
06/05 – 19h às 21h
17/05 – 10h às 12h

Para participar, os interessados precisam fazer a inscrição prévia  e pagar o vaçlor de R$ 600,00. Professores da rede pública têm desconto e pagam R$ 330,00. O curso acontece no Território Inventivo, que fica na Rua Benedito Hipólito, 1 – Praça XI, no Rio de Janeiro.

O quê

Curso de Aprofundamento Educação Inclusiva na Prática

Quando

22/03/2017

Onde

Rua Benedito Hipólito, 1 - Praça XI, no Rio de Janeiro

Mais informações

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfDdtbJTMN_jp3pRIzQHKE6uIqvIjRcTwLbGElfjAqy9_5Tw/viewform

10 filmes para abordar a inclusão de pessoas com deficiência