publicado dia 23/02/2015

Conpeja: congresso objetiva ampliar discussões acerca de programas educacionais

De 20/05/2015 até 23/05/2015

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

Com informações dos organizadores

De 20 a 23 de maio ocorre o I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos (Conpeja) em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Tendo como foco das discussões a qualidade educacional como direito de jovens, adultos e idosos, o evento busca estabelecer um diálogo nacional sobre os programas educativos e encontrar caminhos e modos de acompanhar e avaliar essa qualidade frente ao desafio de ultrapassar limitações e barreiras postas pela predominância de indicadores educacionais quantitativos, objetivando a educação para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Localmente, o congresso também busca criar nas regiões Norte e Noroeste fluminense, onde se acumulam os maiores índices de analfabetismo e distorção idade-série do estado do Rio de Janeiro, um espaço acadêmico científico de interlocução entre pesquisadores, cujo caráter nacional possa dar maior oportunidade de enriquecimento aos diálogos já travados entre instâncias federal, estadual e municipais nessas duas regiões. Essa estratégia faz parte das intenções de fomento a políticas qualitativas de programas educativos focados regionalmente, mas que exigem debate nacional para se fortalecerem.

Objetivos

  • Promover, valorizar e visibilizar programas educativos para jovens, adultos e idosos de nível regional e nacional, tanto escolares como referentes à prática social, com perspectiva epistemológica sobre a adesão aos processos de conhecimento dos sujeitos dessas práticas — alunos, professores, cidadãos — que inclua um novo olhar sobre a permanência escolar;
  • Reconhecer programas educativos como um campo de luta em favor de um devir tanto da qualidade da educação, quanto do contributo à redução das desigualdades sociais;
  • Refletir sobre a produção de um campo de interseção entre macro e micropolíticas educacionais, sociais e econômicas presentes na formulação e na realização de políticas públicas e sociais voltadas para jovens, adultos e idosos;
  • Discutir inter-relações entre as diversas zonas de confluência da educação popular, profissional e técnica, conduzindo a reflexões sobre diversidade de ofertas como direito social e sobre impactos positivos por elas promovidos.

Programação 

Realizado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), o congresso será aberto com uma conferência que pretende levantar questões relacionadas à construção de uma escola de qualidade, abordando não só assuntos ligados às estruturas intra e interescolares, mas também aspectos sociais que estão no entorno dessa engrenagem e que são fundamentais para o seu bom funcionamento. Nos três dias seguintes, o evento organizará cinco mesas de debates, apresentação de pôsteres e de comunicações orais, além da exibição de eventos culturais que contarão com a participação de talentos da região.

No segundo haverá duas mesas de debates. Na primeira delas, serão abordadas questões relacionadas à trajetória da educação popular no Brasil e aos movimentos sociais que se encontram imbricados nesse segmento da educação, sob uma perspectiva de currículo que busque a criação de possibilidades para a construção de um diálogo fortificado entre os saberes científico e cultural necessários a uma prática pedagógica emancipatória. Na segunda mesa desse dia, pretende-se adentrar em questões concernentes ao conceito de qualidade no ensino, além de diversos fatores que podem consubstanciar esse tema, no sentido de tornar a escola um lugar de emancipação e de inserção social.

Outras duas mesas compõem o terceiro dia. Na primeira delas, seus componentes farão exposições sobre a permanência escolar; a segunda reunirá questões sobre a qualificação dos jovens e adultos brasileiros para o mercado de trabalho em tensão com a necessária formação humana integral, presentes ou não nos programas educativos oferecidos a essa parcela da população, dando enfoque às suas particularidades e generalidades e aos impactos sociais e econômicos gerativos e resultantes da oferta desses programas.

O último dia será constituído de uma mesa que abordará a educação profissional com um olhar voltado para a construção de uma educação pública efetivamente democrática articulando trabalho, conhecimento e cultura como um direito de todos e condição para uma cidadania plena.

Para cada mesa de discussão, serão apresentados trabalhos que dialoguem com seus respectivos temas.

Participação

Os interessados em expor seus trabalhos devem mandá-los na forma de um resumo expandido até o dia 20 de março. Os 25 melhores serão publicados pela Editora Essentia. Mais informações pelo email [email protected] ou pela evento no Facebook.

O quê

I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos (Conpeja)

Quando

De 20/05/2015 até 23/05/2015

Mais informações

[email protected]

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.