publicado dia 01/02/2018

Alunos da rede paulista podem ser deputados por dois dias

De 26/04/2018 até 27/04/2018

Os alunos da rede estadual de São Paulo terão a oportunidade de serem deputados por dois dias e vivenciar a rotina de uma casa legislativa por meio do programa Parlamento Jovem Paulista.

Leia + Jogo ensina conceitos de gestão pública ao colocar alunos como prefeitos

O intuito do projeto, criado em 1999 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), é esclarecer a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo, bem como mostrar para os jovens alguns aspectos da democracia brasileira e como os processos legislativos influenciam a vida cotidiana de todos.

Para participar

Podem inscrever-se no programa Parlamento Jovem Paulista os alunos do 9º ano do Ensinos Fundamental, do Ensino Médio ou Técnico, que tenham entre 14 e 21 anos de idade.

Para participar, os jovens devem preparar um trabalho na forma de projeto de lei, conforme orientações do manual do candidato e procurar a diretoria da escola em que estuda. Os projetos serão recebidos de 5 de fevereiro a 9 de março, e a a divulgação dos 47 deputados-mirins será feita em 2 de abril.

Na prática

No final do mês de abril, nos dias 26 e 27, ocorrerá a vivência na Alesp, onde farão parte da rotina da casa legislativa, passando por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei, tramitação nas comissões até o momento em que a proposta se torna lei.

Para encerrar a edição de 2018 do programa Parlamento Jovem Paulista, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida por 47 jovens parlamentares.

O quê

Parlamento Jovem Paulista 2018

Quando

De 26/04/2018 até 27/04/2018

Onde

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Inscrições

05/02/2018 - 09/03/2018

Mais informações

https://www.al.sp.gov.br/participe/parlamento-jovem/

Democracia: a grande inovação

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.